segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bouchon Lyonnais - Le Laurencin

Oi gente, como vocês estão? Aqui estou eu, mudando um pouco de assunto, pra falar de culinária! Lyon é uma cidade muito conhecida por sua gastronomia, e também por ser a terra do conhecidíssimo e renomadíssimo chef francês, Paul Bocuse. Aqui se encontra de tudo para comer, obviamente, mas hoje eu vou falar sobre a culinária tradicional daqui, que pode assustar um pouco os mais conservadores, porquê envolve comidas um tanto quanto peculiares, como tripas e cérebro - em tempo, admito que não tive coragem de provar nada disso ><.
Apesar de estar aqui a um certo tempinho já, ainda não tinha ido a um Bouchon - nome dado aos restaurantes lyonnais típicos. Aproveitei a oportunidade na visita de dois amigos do namorado vindos de Paris, e fomos até Vieux Lyon, a parte antiga da cidade, onde se concentram muitos bouchons. Escolhemos o Le Laurencin meio que ao acaso, e não nos arrependemos.


Nós escolhemos Le menu du Laurencin , no valor de 20 euros por pessoa, sem as bebidas. Começando, como entrada, pedimos um Gratinée à l'oignon, uma sopa de cebolas gratinada com croutons e queijo ralado. Eu achei uma delícia, mas acabei deixando um pouco no prato porque as porções são super bem servidas. Não tenho foto pra mostrar aqui, mas um dos meninos amigo do namorado pediu uma entrada meio sem saber o que era e depois fomos descobrir que tinha coisas como cartilagem e focinho de vaca >< e o pior, aparentemente o focinho era bom =P.


Como prato principal, os dois amigos do namorado pediram Andouillete Lyonnaise saude moutarde, crème, vin blanc et pommes vapeur o que, traduzindo, é uma das famosas salsichas de tripas (eca!) acompanhadas de batatas e molho. Eles olharam com cara feia, mas depois aparentemente comeram e gostaram (ou não né).  Coragem, eu diria, a qual eu não possuo.


Já o namorado, assim como eu, não quis se aventurar muito e pediu o Entrecôte Laurencin sauce au poivre vert et gratin dauphinois, um filé ao molho de pimenta verde acompanhado do famoso gratin, que é feito de batatas e molho branco (uma delícia!).


Já eu escolhi a Cuisse de Canard sauce champignons forestiers et gratin dauphinois, ou seja, coxa de pato ao molho de champignons (era meio agridoce…e mesmo eu que não curto muito misturar doce com salgado, achei uma delícia!) e o já explicado gratin.


Antes da sobremesa, na nossa opção de menu, tinha um queijo. Optamos pelo demi Saint Marcellin, um queijo cremoso de sabor e aroma bem marcados.


Quanto as sobremesas, ah as sobremesas…tenho bastante a mostrar, porque cada um pediu uma coisa diferente =P Na ordem das fotos, Profiterolles au chocolat, Créme Caramel (pudim!), Tarte Tatin (torta de maçã, acompanhada de sorvete) e Créme Brûllée.





E por enquanto é só, pessoal =P Esperam que tenham gostado dessa nossa aventura culinária…e se um dia eu desenvolver coragem pra comer tripas ou cérebro (ou coisa pior, vai saber o que se passa na cabeça desses chefs doidos hoje em dia O.o), prometo que documento tudo com muitas fotos, ahuahuahua.
bisous,


4 comentários:

  1. eu fui so uma vez em um bouchon e tb fiquei nos pratos basicos. meninas, mas bota bem servido nesses seus pratos ai hein? acho aue vou la experimentar. esse pato ai tava bom mesmo?

    bjo!

    ResponderExcluir
  2. gantannn eu sou meio basicona para comer essas coisas muito diferentes mas seu prato parecia estar delicioso!! até me deu agua na boca!

    e as sobremeses hummmmmmmmmm uma melhor que a outra!!

    amei o post

    beijinhuss

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Belle, eu nem estava com fome.

    ResponderExcluir
  4. Mirelle: menina, esse pato tava que tava uma coisa muito boa, super recomendo!

    Kerou: pois é, eu também tenho um certo medo de sair experimentando coisas, ainda mais aqui que eles têm costume de comer coisas estranhas...mas não me arrependi, tudo o que eu comi tava ótimo!

    Lelê: ah, pra que servem as amigas =P ahuahuaha

    ResponderExcluir

Comente e faça meu dia muito mais feliz! ^^