quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Diário de Viagem: Parte Dois (Versailles)

Olá queridos e queridas, como vocês estão? Como prometido, aqui estou eu para relatar a continuação dos meus passeios por Paris. Como eu já contei ontem, decidimos ir para o Palácio de Versailles logo cedinho no domingo por dois motivos principais: o primeiro era para evitar as filas e o segundo porque o palácio não abre às segundas-feiras, então era domingo ou nunca, hehe. Então, pegamos o metrô e o RER C (tivemos que descer uma estação antes e caminhar um pouco mais devido a perturbações relativas à greve, mas nada grave). Nessa caminhada, passamos em frente à prefeitura de Versailles.

 

Caminhando mais um pouquinho, chegamos em frente aos portões do Château. É impossível não ficar meio desnorteado com os portões de ouro e a imponente estátua de Luís XIV. Ostentação?! Imagina só, naquela época isso era comum.

DSC04903

Entrando no Château, há a opção de visitar somente o Palácio, os jardins e ainda os Domaines de Marie Antoinette e os Trianons (palácios um pouco menores, onde Maria Antonieta morava com os filhos). Seguindo as orientações do meu avô, entendidíssimo de turismo, escolhi a opção mais completa de visita. O ingresso (há uma série de isenções, como por exemplo para jovens residentes na UE, entre 18 e 25 anos, ou menores de 18 anos, dentre outras) dá direito ao uso de um "audioguide", uma coisa bem bacana de se usar - especialmente para quem tem tempo. Nele você digita os números em plaquinhas localizadas em cada sala, ou em frente a alguns quadros e esculturas, e escuta uma explicação detalhada, disponível em uma porção de línguas, os nossos eram em português de Portugal.

Depois de passear por todo o palácio, saímos para os jardins. Ai, o que são os jardins de Versailles…é uma coisa meio difícil de descrever, é lindo. E para quem tiver sorte ainda pega o espetáculo das águas musicais. Vale notar que em determinados meses do ano são realizados também espetáculos noturnos, com shows de luzes e pirotecnia. Com certeza quero ver um desses shows na minha próxima visita a Paris.

Ah sim, antes de sair para os jardins, passamos pela lojinha da Ladurée ainda dentro do Château e aproveitamos para provar os tão conhecidos maccarons da marca (né Lu?!). Aprovados!

 

 

Depois de muita caminhada (muita mesmo, preparem os pés! para os mais preguiçosos, e com maior disponibilidade de recur$os, existem carrinhos de golf para alugar por algo em torno de 70 euros) chegamos aos domínios de Maria Antonieta, onde existem inúmeros atrativos a serem visitados, nós acabamos visitando só o Grand e o Petit Trianon e uma pequena parte dos jardins.

  

Se eu quisesse poderia me estender por horas e horas só falando sobre Versailles, porque é lindo, é enorme e tem tanta coisa pra ver…eu ainda pretendo visitar novamente, porque tem muita coisa que eu acabei não vendo - é, andar tanto assim cansa!

Enfim, por hoje é só! Aguardem cenas dos próximos capítulos, com mais sobre Paris!

bisous,

sign



7 comentários:

  1. Belle, que saudaades que me dá de Paris lendo seus posts! Aproveitou bem a visita à Versailles, hein? As fotos estão super lindas e o texto muito agradável de ler! Ahhh, verdade, lá também tem Ladurée! Yummy, também querooo!
    Bisous

    ResponderExcluir
  2. Cada dia mais linda essa minha irmã!! te amo, nana! continue atualizando pra eu saber mais de você! <3

    ResponderExcluir
  3. e foi com um nome de um blof ficticio que eu só usei pra salvar links pro ebay, mas ok hahahaha amo voce!!!

    ResponderExcluir
  4. aaah bel, eu sempre visito eu blog e acabo não comentando pra não ficar "mimimi, que invejinha, que lugares incríveis", mas como você mesma pediu, fica aqui o meu mimimi pros lugares incríveis que você visitou e pros macarons (um minuto de silêncio aqui por eles, hahaha).

    divirta-se muito por aí pra valer a saudade :)

    beijo!
    ju

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, que fotos lindas, que lugar, que TUDO!
    beijos♥

    ResponderExcluir
  6. uhul, vc ta um luxo amiga...
    mas eu to morrendo de saudades
    te mo

    ResponderExcluir
  7. Bel do céu, eu tinha babado nas fotos, mas vendo assim com detalhes, teve uma a do Jardim com o lago ao fundo que até me arrepiou!
    Lindo mesmo e obrigada por compartilhar isto!
    Adorei saber do detalhe do audio guide!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Comente e faça meu dia muito mais feliz! ^^